terça-feira, 21 de junho de 2011

É tempo de festa junina!

Em junho, é tempo das gostosas festas juninas! Música, dança, brincadeiras, muita diversão e também muita história fazem parte da festa!!
Os alunos da quinta série pesquisaram e reuniram informações muito interessantes sobre estes festejos. Saiba um pouco mais sobre a festa a partir da pesquisa feita pelos alunos Gabriel Andrade, Rômulo Ribeiro, Deyvide Souza e Carla Noêmia:




Festa Junina - qual a sua história?
(pesquisa realizada pelo aluno Deyvide Souza, da quinta série A. Referência: site Brasil Escola http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/festa-junina.htm)

A festa junina começa no dia 12 de Junho, véspera do Dia de Santo Antônio e termina no dia 29, dia de São Pedro. O ponto alto da festa ocorre entre os dias 23 e 24, o Dia de São João. Durante os festejos acontecem as quadrilhas, os forrós, leilões, bingos e os casamentos caipiras.
A tradição de comemorar o dia de São João veio de Portugal, onde as festas são conhecidas pelo nome de santos populares e correspondem a diversos feriados municipais: Santo Antônio, em Lisboa; São Pedro, no Seixal; São João, no Porto, em Braga e em Almada.



Quadrilha - de onde ela vem?
(pesquisa realizada pelo aluno Gabriel Andrade, da quinta série A. Site de referência: http://blogmaneiro.com/cultura/curiosidades/origem-da-quadrilha/)

De onde vem a quadrilha? Não há dúvida alguma que ela chegou ao Brasil através da França. O próprio pesquisador Mário de Andrade a define como "dança de salão, aos pares, de origem francesa, e que no Brasil passou a ser dançada também ao ar livre, nas festas do mês de junho, em louvor a São João, Santo Antônio e São Pedro. Os participantes obedecem às marcas ditadas por um organizador de dança. O acompanhante tradicional é a sanfona".




Comidas Típicas
(Pesquisa realizada pelo aluno Rômulo Ribeiro, da quinta série A. Site de referência: http://www.suapesquisa.com/musicacultura/historia_festa_junina.htm)

Como o mês de junho é a época da colheita do milho, grande parte dos doces, bolos e salgados, relacionados às festividades, são feitos deste alimento. Pamonha, cural, milho cozido, canjica, cuzcuz, pipoca, bolo de milho são apenas alguns exemplos.
Além das receitas com milho, também fazem parte do cardápio desta época: arroz doce, bolo de amendoim, bolo de pinhão, bombocado, broa de fubá, cocada, pé-de-moleque, quentão, vinho quente, batata doce e muito mais!

É Hora de dançar!
(pesquisa realizada pela aluna Carla, da quinta série A. Sites de referência: www.grooveshark.com e www.youtube.com)





Nenhum comentário:

Postar um comentário